As Hipocondríacas


__ Aurélia! A senhora de novo por aqui?
__ É, mas desta vez é essa dor na coluna que me mata. O médico já chegou?
__ Ainda não. Não sei se vou agüentar esperar. Aquela minha dor de cabeça voltou.
__ Dor de cabeça não é nada perto dessa dor na coluna. Ai, ai como tenho sofrido!
__ Ih! Filinha você está muito bem! Quando eu tive dor na coluna eu não agüentava parar em pé. Eu gemia de dor.
__ Por acaso estou em pé? Estou suando frio, daqui a pouco desmaio de dor...
__ Mas cólica renal ainda é pior.
__ Que isso! Quando tive pancreatite achei cólica renal como uma simples dor de dente.
__ Desde quando dor de dente é simples? Eu tinha um dente no canto aqui ó (abriu a boca para mostrar) que doía tanto que eu fazia xixi na roupa e batia a cabeça na parede. Quase fiquei louca!
__ Aurélia, me diz uma coisa. E aquele seu problema de hemorróidas melhorou?
__ Cada dia pior. Percebeu que estou sentada meio de lado? Então?
__ Pois eu tenho sofrido com minha pressão alta. Mas o pior é que agora sou diabética. Tanta coisa que não posso comer.
__ E eu que estou com o colesterol alto! Adeus carnes gordas... E apesar de tudo isso a menopausa chegou. Estou que não me agüento.
__ Eu já passei por isso. A minha menopausa foi precoce. Foi muito pior que a sua.
Logo que o médico chegou dona Aurélia foi atendida. Depois de alguns minutos saiu triste e disse para dona Filinha:
__ Ele disse que estou boa, mas tenho certeza que é só pra me animar, eu sei que o meu caso é cirúrgico.
Depois foi a vez de dona Filinha. Saiu cabisbaixa e deu um abraço na amiga.
__ O que ele disse?
__ A coisa deve ser mais séria que a sua. Ele me pediu pra fazer uma tomografia computadorizada. Agora sim vai descobrir o que me causa essa dor de cabeça, se for algum tumor, aneurisma...
__ Por que ele não me pediu exame nenhum? Devo estar à beira da morte mesmo. Nem adianta mais nada. Estou pior que você...
__ Não fique assim. Eu posso estar com um baita câncer no cérebro. Por isso ele pediu os exames. É esperar pra ver. Depois eu falo pra você.
__ Se eu ainda estiver viva até lá.


Um comentário: